"Thrash e Death Metal, cheio de melodia, técnica e alma, deixando muitas bandas internacionais com inveja! Imagine um Krisiun, não tão rápido, influenciado por Sarcofago e Carcass."
- Roadie Crew Magazine -
Hammurabi é uma banda de Belo Horizonte, MG, que faz parte da terceira geração de um celeiro de bandas que mudaram o status quo da música pesada mundial, como Sepultura, Sarcofago, The Mist, Chakal, Sextrash, Holocausto, entre outras.
Esse cenário levou ao surgimento de bandas que misturam todas essas influências e o Hammurabi, em meados dos anos 2000, tornou-se esse expoente, sendo uma das bandas mais representativas da cidade, culminando na assinatura de contrato com a Cogumelo Records, distribuição internacional via Relapse Records e participação em grandes eventos ao lado de grandes ícones do metal mundial e brasileiro como Sodom, Dark Funeral, Vader, Ragnarok, Krisiun, Almah, Onslaught, Torture Squad, Nervochaos, entre outros.
Seus lançamentos incluem os EP Shelter of Blames (2008), The Extinction Root (2010) e LAW (2018), além de vários singles e um bootleg ao vivo, Burning in Cuiabá (2012), gravado durante uma turnê pelo Brasil com quase 50 shows. em todo o país. Entre os singles, destacam-se The Emperor Returns to the Front (2015), já com nova formação - desde a efetiva mudança da banda para São Paulo - e a participação, mais que especial, do lendário baixista do Korzus, Dick Siebert, ambos nas gravações e em seu videoclipe.
MMXXI, chegou aos ouvidos dos fãs no dia 7 de setembro de 2021, e comemora não só os 15 anos da banda mas, também, fazendo jus a todos os lançamentos da banda - que explora problemas sociais, econômicos e políticos em suas letras - esse single também traz toda a fúria de um músico invariavelmente incomodado e antenado com as discrepâncias e desigualdades advindas de um típico país da periferia do capitalismo. Composta, gravada e finalizada em seu home studio, Daniel Lugondi traz um misto de melancolia e raiva para uma música que evoca o panorama da pandemia no Brasil, utilizando, inclusive, poderosas citações de Simone de Beauvoir e Paulo Freire para criticar um sistema de classes que privaram as grandes massas de direitos na ausência dos mais ricos e poderosos.
Por último, mas não menos importante, seu mais recente lançamento é o álbum ao vivo Let the Sinos River Valley Ablaze, gravado durante o festival Ablaze Metal Fest - o maior do sul do país - que, além de nomes como Ratos de Porão e Tropas de Doom, teve Hammurabi fechando o primeiro dia do evento. Este foi um álbum que não estava previsto, mas com certeza foi um oportunidade incrível de celebrar a primeira passagem da banda pelo extremo sul do Brasil.
Já em 2024, alcançamos 18 anos de banda e, claro, o lançamento de mais álbum: Numbers!